quarta-feira, 21 de julho de 2010

Verde, branco e grená desenhando 108 anos de história

Por: Carla Araújo


Hoje, estou aqui não como uma jornalista, apenas, mas, também, como torcedora. Não é segredo para ninguém que sou tricolor apaixonada desde que me conheço por gente. Não por isso sou parcial em minhas analises futebolísticas ou comentários de outros times. Pelo contrário, eu sei diferenciar as coisas: na hora de trabalhar, deixo minha paixão de lado por algumas horas. Entretanto, hoje é um dia especial, e precisava compartilhar minha alegria com os leitores do Futebol de Bolsa.

21 de julho de 2010: é neste dia que o Fluminense Football Club completa 108 anos de vida. Um dos clubes, ainda vivos, mais antigos da história do futebol. Nada mais justo do que prestar a minha homenagem a esse senhor de idade. Mas quem falou em anos passados? Parece que quanto mais velho, mais jovem o tricolor carioca demonstra ser. É um grande revelador de jogadores de ponta e cria famílias a cada ano que passa. Muitos têm prazer de começar no Fluminense e outros desejam encerrar suas carreiras no clube.

Desde 1902, o tricolor das Laranjeiras coleciona títulos: 1 Mundial (Copa Rio Internacional), 1 Campeonato Brasileiro, 30 estaduais, entre outros. Além disso, é o único no país que conquistou a Taça Olímpica, considerado o Prêmio Nobel do Esporte. Independente de ter sido rebaixado para a série B e, posteriormente, para a série C do Campeonato Nacional, os torcedores jamais deixaram de apoiar a equipe. Ano passado, quando o Fluminense tinha 99% de chance de ser rebaixado, novamente, a equipe principal não deixou de ter apoio das arquibancadas e se reergueu, permanecendo na elite do futebol e tornando-se um verdadeiro "Time de Guerreiros".

Falando em arquibancada, a beleza que vem da torcida tricolor é incomparável. Muito pó de arroz, bandeiras e efeitos luminosos. Junto com outras poucas do futebol brasileiro, está no topo de mais emocionantes. Belas canções, sempre com inovações (como o mosaico luminoso, feito no jogo contra o Prudente, no último dia 15) e com presença razoável em todas as partidas. Às vezes se irrita, é verdade, mas nada que acabe com a festa, que, alias, este ano, está apenas começando. O titulo do Campeonato Brasileiro 2010 é o principal presente que a diretoria pretende dar ao torcedor, e este o espera ansioso.

Agora, podem vir dizer que o Fluminense não é o maior detentor de títulos, ou não tem uma torcida enorme, mas, quem se importa com quantidade, quando a emoção de torcer pelo tricolor supera a barreira da explicação? É uma certeza de nunca abandonar. E não me venham com frases feitas ou zoações infantis, afinal, só quem é Fluminense sabe o orgulho que é vestir o verde, o branco e o grená, unidos em uma harmonia perfeita. Como já dizia Nelson Rodrigues: "Eu vos digo que o melhor time é o Fluminense. E podem me dizer que os fatos provam o contrário, que eu vos respondo: pior para os fatos."

Parabéns Fluminense, pelos 108 anos de muitas glórias, fidalguias e vitórias! Eu, mesmo participando dessa festa há poucos 20 anos, me sinto presenteada por um orgulho que só você me faz sentir. Obrigada e Feliz Aniversário.

0 comentários: