segunda-feira, 26 de julho de 2010

Era Mano e novidades na primeira convocação

Por: Carla Araújo


Muitas especulações pré-convocação do novo técnico da Seleção Brasileira e, ainda, algumas dificuldades durante o processo de escolha. Após tudo isso, foi anunciado, na manhã de sábado, que Mano Menezes passaria a treinar a equipe canarinho. Começou, hoje, a Era Mano.

A coletiva de imprensa, dada na tarde desta segunda-feira, foi marcada por muita confiança e surpresas. Ricardo Teixeira, presidente da CBF, apresentou o ex-treinador do Corinthians, pela primeira vez como técnico da seleção, e desejou sorte ao treinador. Mano agradeceu a confiança e prometeu responsabilidade, lealdade, honestidade, transparência e, principalmente, muito empenho.

Em sua primeira coletiva, Mano revelou que, a princípio, usará o esquema 4-2-3-1, privilegiando os homens de frente, que ele analisou como esquecidos, nos últimos anos, no futebol canarinho. O treinador afirmou, ainda, que sua maior preocupação é em vencer, mais do que ter em campo o "futebol arte".

Na hora da convocação dos jogadores para o primeiro amistoso de Mano à frente da seleção, o treinador surpreendeu aos brasileiros. É um time jovem e quase totalmente modificado. Os 24 escolhidos foram:

Renan (Avai), Jefferson (Botafogo), Victor (Grêmio); Rafael (M. United), Marcelo (Real Madrid), André Santos (Fenerbahçe), Daniel Alves (Barcelona); David Luiz (Benfica), Henrique (Racing S.), Réver (Atlético MG), Thiago Silva (Milan); Ederson (Lyon), Carlos Eduardo (Hoffenheim), Hernanes (São Paulo), Sandro (Internacional), Paulo Henrique Ganso (Santos), Lucas (Liverpool), Jucilei (Corinthians), Ramires (Benfica); Robinho (Santos), Neymar (Santos), Alexandre Pato (Milan), André (Santos), Diego Tardelli (Atlético MG).

Com, apenas, quatro jogadores que foram à Copa do Mundo 2010, a nova equipe tem seu primeiro desafio contra a selação dos Estados Unidos, dia 10 de agosto, em Nova Jersey. As principais surpresas foram os dois primeiros goleiros, os meias Ederson e Jucilei e o lateral Rafael. Jefferson, inclusive, foi motivo de algumas discussões em redes sociais, como o Twitter.

Na minha opinião, Mano já demonstrou muita mudança, o que a Seleção mais precisa neste momento. Diferente de Dunga, o novo treinador não é conservador e optou por uma renovação a altura do que os torcedores esperavam. Dentre os goleiros, eu colocaria Julio Cesar no lugar de Renan ou Jefferson. Acredito que, para esses primeiros amistosos, é a melhor opção. Já para a lateral, eu colocaria Maicon, que achei uma revelação na Seleção de Dunga. Na defesa, zagueiros jovens. Gostei. No meio campo e no ataque, ótimos nomes. Só concordo que Jucilei é uma grande surpresa, e talvez tenham outros atletas, como Elias, do próprio Corinthians, que eu apostaria. Os meninos da Vila, para a alegria dos brasileiros, finalmente foram convocados. No entanto, só eu senti falta do Philippe Coutinho, do Vasco? O garoto tem muito potencial e já mostrou que pode decidir jogo. Colocaria ele também.

Desejamos sorte à Mano Menezes e esperamos que essa chance faça com que os 24 atletas cresçam e os mais novos amadureçam. Que venha a Era Mano!

0 comentários: