terça-feira, 27 de julho de 2010

Grandes no sufoco, Vinicius e as zebras da Copa


Por: Carla Araújo



"Tristeza não tem fim, felicidade sim". É com estes versos da música de Vinicius de Moraes, que inicio meu texto de hoje. O que está havendo com os grandes times no Campeonato Nacional? Na zona de rebaixamento, são 4 títulos brasileiros. Desde a volta da Copa do Mundo, Grêmio, Atlético MG, Botafogo e São Paulo não têm conseguido bons resultados. Ao contrário do Vasco, que só saiu da zona de rebaixamento pós mundial, essas equipes estão cada vez mais afundadas em uma possível crise. Parece que as zebras da África do Sul inspiraram os clubes. Ceará que o diga. Será que, assim como na Copa do Mundo, teremos um novo campeão?

Bom, mas o assunto que me interessa não inclui os mais bem colocados, e sim a zona da degola. São Paulo, hexacampeão brasileiro, apesar de não estar no Z-4, tem feito partidas ruins, perdendo e empatando, inclusive, no Morumbi, fato que não ocorria com frequência. O clube precisa organizar seu time, porque a 15ª posição é muito arriscada. Uma derrota na próxima rodada, por exemplo, combinada com resultados positivos dos que estão piores colocados, leva o tricolor paulista ao penúltimo lugar. No entanto, apesar do sufoco que tem sofrido, o caso sãopaulino é o menos desesperador.

O Botafogo começou bem o Brasileirão. Chegou a ficar nas primeiras colocações, mas a pausa parece ter feito o alvinegro descansar mais do que devia. Aos poucos, o time foi se vendo na zona de rebaixamento. Na rodada do último fim de semana, quando empatou em 1 a 1 com o rival Fluminense, o clube ficou entre os quatro últimos, na 17ª colocação. Para piorar, o campo do Engenhão, casa do alvinegro, não está em boas condições e tem recebido muitas críticas. Isso preocupa a diretoria do clube. Botafogo espera que, com Jobson e Maicosuel em campo e com a volta de Loco Abreu, a equipe ganhe mais rapidez, toque de bola e melhoria nos chutes a gol.

Parece que a pausa da Copa do Mundo tem assombrado mais gente do que deveria. Pelo menos essa foi a desculpa dada pelo presidente do Grêmio, Duda Kroeff, para o clube gaúcho estar na 18ª posição. A queda de rendimento do time, a partir da oitava, rodada é o que comprova as palavras de Duda. O tricolor tem uma prova de fogo no próximo domingo: joga contra o rival Internacional, que está em ascenção. Talvez seja uma das partidas mais dificeis até agora. O técnico Silas terá que arrumar sua equipe para frente, afinal, uma derrota faz os gremistas caírem uma posição, ficando muito próximos ao último colocado.

Clássico estadual também terá o Atlético MG. O galo fará partida contra o Cruzeiro e uma vitória pode até tirá-lo da zona da degola. A posição desconfortável, 19º, que se encontra o time de Minas faz com que os jogadores comemorem cada ponto como se fosse uma vitória. Foi o caso do volante Fabiano, após o empate contra o Avaí, no último sábado. É importante enfatizar que o galo tinha dois a menos na partida e jogava no campo adversário. Entretanto, é preciso melhorar para os próximos jogos, ou vai continuar com seu xará, Atlético GO, na zona de rebaixamento. Título? Bom, Luxemburgo admite já ter praticamente desistido.

O mais engraçado é que os quatro clubes citados têm jogadores convocados por Mano Menezes para compor o novo elenco canarinho. Com Hernanes, Jefferson, Victor, Diego Tardelli e Rever, a seleção brasileira fará amistoso contra os Estados Unidos, no próximo dia 10. Parece que as zebras da África do Sul só assombram os times, porque os atletas podem até ser chamados para a Copa 2014, caso mostrem serviço.

Porém, se os clubes desses jogadores continuarem em má fase, vão sofrer o mesmo que Cannavaro e seus companheiros da seleção italiana, que saíram cedo do mundial 2010. Até porque, como já dizia Vinicius, ninguém quer trabalhar um ano inteiro para tudo se acabar numa quarta-feira.

0 comentários: