sábado, 19 de junho de 2010

Conexão África: falhas ou culpa da temida Jabulani?


Por: Carla Araújo



A Copa do Mundo da África do Sul já vai para a sua terceira rodada da primeira fase e a pergunta do título parece continuar sem resposta. Afinal, após muitas discussões sobre a bola do mundial, alguns jogadores ainda reclamam da mesma. Os goleiros então... Nem se fala. É a sombra da “Jabulaaani”, que faz vítimas a cada jogo.


A questão não é a leveza da bola. A Adidas fabricou a Jabulani dentro do peso padrão. O problema é que a bola é revestida por um material que a deixa com menos atrito ao tocar a grama. Isso dá mais velocidade na hora do chute. Por esse motivo, as curvas inesperadas são constantes e atrapalham os goleiros. E, também por isso, a bola sobe tanto na hora de se tentar um gol de maior distância. Um exemplo é o fato de ainda não termos tido, em 22 partidas, nenhum gol de falta.


Há quem diga que a bola não é a culpada pelos constantes erros dos goleiros. O primeiro a sofrer com a Jabulani foi Green, da Inglaterra. No mesmo dia, mais um teve que engolir um frango: Chaouchi, da Argélia, perdeu o tempo da bola. E hoje, para completar a lista, o goleiro do Japão, Kawashima, também falhou. Afinal, pode-se dizer que isso é normal em uma Copa do Mundo?



O fato é que, se um goleiro chega a uma Copa, ele é, no mínimo, bom. No mínimo, porque a Inglaterra, por exemplo, tem fama de ter sempre os melhores arqueiros. Chaouchi, da Argélia, havia feito ótimas defesas na partida contra a Eslovênia. Como, então, podemos chamar de frango esses gols sofridos? Nas ótimas câmeras lentas, que o mundial tem nos oferecido, podemos observar a curva que a bola faz, naturalmente. O goleiro se encontra na posição correta, e é traído pela Jabulani. Então, pode-se dizer que eles são vítimas da Jabulani, não? Julio César, goleiro da seleção, é um dos que defendem esse argumento.


O mundial da África do Sul tem recebido diversas críticas. A qualidade dos jogos está abaixo do esperado. Talvez a Jabulani tenha parcial culpa nisso. A escassez de gols e as falhas gritantes dos goleiros nos deixam receosos. Mas, independentemente disso, a bola não vai mudar e temos que torcer para os arqueiros e jogadores de linha se acostumarem com ela. Afinal, teoricamente, a Copa do Mundo reúne os melhores atletas. E, teoricamente, o nível das partidas deveria ser melhor. É, deveria...

2 comentários:

Larissa =] disse...

eu ainda não li o texto, vou ler depois. Mas a minha opinião é FALHA ! Mas, claro, que colocar a culpa na Jabulani é muito mais fácil do que admitir que errou. A bola é a mesma pra todos, não tem desculpa !

20 de junho de 2010 às 14:56
alessandra perrut disse...

é pesquizadora de nível ,jornalista de emoção!!

26 de junho de 2010 às 19:41