terça-feira, 15 de junho de 2010

Conexão África: no sufoco, seleção estreia com vitória


Por: Carla Araújo




O Brasil, finalmente, estreiou na Copa do Mundo 2010. Digamos que não foi da maneira que o torcedor esperava, mas conseguiu o necessário: a vitória, os três pontos e a liderança do Grupo G. O 2 a 1 sobre a Coreia do Norte trouxe festa às ruas brasileiras, mas certa desconfiança naqueles que esperavam um resultado mais empolgante e um time mais ofensivo. O outro jogo do grupo, entre Portugal e Costa do Marfim, foi pouco produtivo e terminou em 0 a 0. Mas vamos falar da nossa seleção…

A partida desta terça-feira, no Ellis Park, contou com presença marcante da amarelinha na arquibancada e com um frio de dois graus. Em campo, uma equipe considerada favorita contra outra sem muitas pretenções. Nos primeiros minutos, as chances perdidas de gol para o Brasil e a ansiedade para abrir o placar pareciam deixar o time nervoso. O gol não saía e o jogo ficava cada vez mais morno. A equipe asiática começou a gostar da partida e o modo recuado de jogar impediu uma boa evolução por parte dos brasileiros. A irritação dos jogadores e a de Dunga demonstravam como a equipe precisava do intervalo.

Na segunda etapa, o Brasil melhorou e o primeiro gol saiu logo aos 10 minutos, pelos pés do melhor jogador em campo: Maicon. O lateral recebeu bom passe de Elano e fez um gol consciente, em ângulo desfavorável, na linha de fundo. A comemoração de Maicon, abraçado pelos companheiros, emocionou a todos e devolveu ao brasileiro a esperança adormecida. Com a mudança de postura, não demorou muito para a equipe ampliar o placar. Aos 26 minutos, Robinho deu ótimo lançamento para Elano, deixando-o sozinho diante do goleiro Myonge Guk: 2 a 0.


Após os gols, a equipe brasileira dominou a partida e a Coreia não conseguia criar chances. Porém, apesar do terceiro tento parecer muito próximo, a equipe asiática surpreendeu a todos, no final da partida. Aos 43 minutos, Yun Nam passou facilmente por Maicon, entrou na área e chutou forte, sem defesa para o goleiro Julio César.


Muitos criticaram e, realmente, a partida foi fria no início - acreditem, no primeiro tempo, eu só não cochilei por causa das vuvuzelas. No entanto, o Brasil alcançou seu principal objetivo, que era vencer. Os jogadores se esforçaram e alguns melhoraram durante o jogo. Para o próximo, contra a Costa do Marfim, domingo, esperamos uma melhora na qualidade das jogadas e uma maior eficiência nos chutes a gol.

1 comentários:

Unknown disse...

Foi péssimo o jogo! Terrível meesmo, maaas, essa é a seleção brasileira de 2010, mais defensiva e sem criatividade do mundo. Pode ganhar? Pode. Mas sem emoção, sem nervosismo, sem vibração.
Esperaremos por domingo ..

16 de junho de 2010 às 10:26