quarta-feira, 16 de junho de 2010

Um senhor de idade que merece muito respeito

Por: Carla Aráujo





Hoje é o dia dele. O Maracanã está completando 60 anos e com muita história pra contar. Inaugurado em 1950, o maior do mundo foi palco de partidas históricas, seja regional, nacional ou mundialmente. E parece que o “velho Maraca“, está cada dia mais jovem. O Rio de Janeiro continua lindo e o estádio Mário Filho cada vez mais charmoso.

No ano de sua inauguração, o Maracanã já teve uma das partidas mais famosas de sua história. A Copa do Mundo daquele ano foi no Brasil, e o maior do mundo foi palco da final, entre Brasil e Uruguai. Os brasileiros, que esperavam ser campeões mundiais pela primeira vez, viram os uruguaios levantarem a taça, em episódio conhecido como “Maracanazo”. Desde então, o mundo passou a conhecer um dos ícones do futebol mundial. E eu não estou falando das seleções não…

Com capacidade atual para mais de 80 mil espectadores, o estádio já viu o maior público do futebol mundial: mais de 180 mil pessoas estiveram presentes na partida entre Brasil e Paraguai, nas eliminatórias para a Copa de 70. A casa da seleção brasileira também assistiu ao milésimo gol do rei Pelé, em 1969, e a finais históricas de campeonatos como Libertadores da América, Brasileirão e Carioca. As torcidas de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco sempre lotaram o Maracanã, fazendo grandes festas e emocionando a todos.


Além disso, o Maraca conta com uma Calçada da Fama de dar inveja. Estrelas como Pelé, Rivelino, Zico e Roberto Dinamite já marcaram seus pés no cimento do estádio. O Museu do Futebol, presente dentro do Gigante, conta a história do sexagenário e da seleção brasileira. Entretanto, não só de futebol é conhecido o Mário Filho. Shows inesquecíveis, como o de Frank Sinatra, em 1980, o da banda KISS - cerca de 250 mil pessoas estiveram presentes -, em 1983, o de Paul McCartney, em 1990, e os de Madonna, em 1993 e 2008, lotaram as arquibancadas e o gramado. A Missa Campal do Papa João Paulo II, nos anos 80, e uma partida de voleibol, entre Brasil e Rússia, na mesma década, deixaram a marca no local.



O Maraca já foi palco do Pan-Americano 2007 e fará a abertura e o encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016. No entanto, a vitória de maior significância, conquistada recentemente pelo maior do mundo, é a possível chance de ser o local do jogo da final da Copa do Mundo de 2014, que irá acontecer no Brasil. As obras para os próximos eventos esportivos já começam esse ano e os torcedores e futebolistas já esperam ansiosos pelas melhorias e as modernizações do estádio.

O estádio Jornalista Mário Filho não é, apenas, mais um. Ele é único. Estar no Maraca é sentir o coração bater mais forte, é sentir a emoção subir aos olhos, é torcer com corpo, alma e lágrimas sem culpa. O chão treme, os gritos ecoam em uma altura inexplicável, o calor humano é mais intenso e os sentimentos transbordam. A paixão por um clube pode se apagar ou a vontade de assistir futebol chegar ao fim, mas a emoção que um cidadão sente, ao entrar no Maracanã, jamais acaba. Parabéns pelos 60 anos!

0 comentários: